8 dicas para acertar na escolha do profissional da sua obra

Pensando em construir a casa dos sonhos ou mesmo realizar uma reforma? Saiba como selecionar o  profissional ideal para sua obra.

Eleger o arquiteto ou engenheiro que será responsável pela construção ou reforma da casa é um processo que demanda tempo, atenção e confiança, para que o resultado final atenda às suas expectativas.

Segundo um levantamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) de 2019, estão disponíveis e habilitados no país 166.194 arquitetos e urbanistas, estando a maioria deles, concentrados na região Sudeste.

Tendo em vista a complexidade e relevância da contratação desse profissional, preparamos hoje, 8 dicas para que você acerte na escolha e evite dores de cabeça.

Vamos lá?

Qual a importância de contratar esse profissional?

A presença de um especialista na execução da obra de um empreendimento é essencial para que, além da segurança, pontos chave como o planejamento e o resultado do projeto saiam como desejado.

É de responsabilidade do arquiteto ou engenheiro contratado participar de todas as etapas do processo da obra, a fim de garantir que saia de acordo com a proposta inicial.

Ao unir técnica, criatividade e funcionalidade, ele equilibra as necessidades do cliente ao orçamento disponível, o que faz da sua contratação um investimento com retorno imediato e a longo prazo.

Ao agregar as necessidades e desejos do cliente à sua experiência, o profissional contratado pode gerar economia ao custo final da obra, entregando exatamente o que você espera por um excelente custo-benefício.

Ele conhece os melhores fornecedores, marcas e materiais alternativos que podem chegar exatamente onde você deseja, com o orçamento que possui.

Os perigos de realizar uma obra sem um arquiteto ou engenheiro responsável

Quando você realiza uma obra sem o acompanhamento de um profissional, além de colocar o projeto em risco, pode colocar também a saúde e vida da sua família.

Outra variável negativa de optar por uma obra independente é estar à mercê de um orçamento variável.

Além disso, o uso inadequado de materiais e o desperdício dos mesmo, também são parte bem recorrente de  “autoconstruções”. 

Outra razão que deve ser levada em conta é a escolha de fornecedores. Ao fazê-lo sozinho, você pode se deparar com profissionais não muito confiáveis e que até mesmo, poderão deixá-lo na mão.

Como resultado, seu imóvel provavelmente não alcançará a finalização esperada, terá um alto valor de investimento e ainda perderá o valor de revenda, devido a falta de qualidade do projeto.

#1. Determine suas principais necessidade e objetivos em relação a obra

Um profissional arquiteto ou de engenharia poderá beneficiá-lo em frente a obra de diversas maneiras.

São elas:

análise do terreno;

detalhamento de acabamentos internos;

paisagismo e etc.

Antes de contratar qualquer profissional, você deve analisar e conhecer quais desses serviços você necessitará.

#2. Analise bem o seu orçamento 

Ao finalizar o primeiro passo e ter em mente suas prioridades, fica mais simples estabelecer um orçamento base para o projeto.

\"8

Esse orçamento será essencial para que o profissional responsável, saiba o quanto poderá gastar em cada etapa da sua obra, além de poder definir os itens primordiais dela.

#3. Realize pesquisas 

Com as facilidades oferecidas pela internet hoje, fica fácil acompanhar e conhecer o trabalho de diversos profissionais da área.

Desfrute dessas oportunidades para buscar profissionais dos quais você se identifique, além de obter informações sobre os projetos já realizados por eles.

#4. Visite as obras executadas pelo profissional que deseja contratar

A busca por inspirações, dicas e profissionais nas redes sociais é uma parte importante na hora de planejar uma obra. Certo?

Todavia, ficar apenas no mundo virtual não basta.

Visite pessoalmente, se possível, obras executadas pelo profissional tido em vista.

Ao adentrar esses ambientes, você poderá ter uma visão mais detalhada do tipo e nível de qualidade do projeto que o profissional poderá entregar para você.

Está gostando dessas dicas? 

Então não deixe de acompanhar mais 4 delas em nosso post a seguir para não errar na escolha do arquiteto ou engenheiro ideal para sua obra. 

Veja também:

Plantas fáceis de cuidar para presentear e ter em casa 

Casa sustentável: saiba  o que é, quais são seus benefícios e como fazer

Mezanino: Ideias para aproveitar o espaço do pé direto alto

10 pontos em que não se deve economizar em uma obra 

 

COMPARTILHE